Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas são um fenómeno atmosférico que teve origem na acção humana.

É frequente que aconteçam fenómenos de precipitação na atmosfera, principalmente sob a forma de chuva, neve ou granizo.

Os fenómenos de precipitação têm geralmente um pH de acidez leve. As chuvas ácidas caracterizam-se por uma acidez acima da média, uma acidez muito significativa e com valores superiores aos normais.

Este fenómeno tem vindo a ser cada vez mais significativo, e é um problema que gera enormes discussões e acções de sensibilização no sentido de levar a população a contribuir para um planeta melhor e para permitir um desenvolvimento sustentável.

Índice da página

Formação das Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas formam-se por reacções químicas que ocorrem na atmosfera.

A água, como elemento natural, possui já alguma acidez característica. Essa acidez resulta de reacções entre o dióxido de carbono e a água.

Por outro lado, reacções em que compostos de enxofre e azoto reactivo são agentes activos, irão provocar um aumento de acidez da água, para valores muito superiores aos valores considerados normais.

Isto acontece porque o resultado dessas reacções são ácidos como o ácido sulfúrico e nítrico, que são ácidos com efeitos bastante negativos e devastadores.

Formação de Chuvas Ácidas

Como dito anteriormente, as chuvas ácidas formam-se com o excesso de compostos ricos em enxofre e azoto reactivo.

Deste modo, as causas que levam à formação de chuvas ácidas são tudo aquilo que esteja directa ou indirectamente relacionado com a emissão destes elementos. A incidência deste fenómeno acentuou-se na época da Revolução Industrial, com o crescimento da indústria e de fábricas.

Como é do conhecimento geral, muitas das indústrias utilizam combustíveis que após gerarem energia são libertados para a atmosfera sob a forma de gases, como é o caso do carvão.

Assim, podemos concluir que a emissão de poluentes para a atmosfera é um factor preponderante no aumento da acidez da chuva.

As principais causas das chuvas ácidas são causas não naturais e causadas pelo Homem. Alguns exemplos são a indústria, centrais termoeléctricas e o tráfego automóvel excessivo.

Zonas Mais Afectadas Pelo Fenómeno

As chuvas ácidas fazem-se sentir um pouco em todos os lugares do planeta. No entanto, há zonas com maior incidência da ocorrência deste fenómeno. Essas zonas são as seguintes: Europa (principalmente na zona da Escandinávia), Estados Unidos da América, Canadá e China.

Como podemos observar, este fenómeno está directamente relacionado com a poluição e industrialização, pois ocorre com maior frequência nas zonas mais evoluídas do planeta em termos industriais.

Consequências das Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas são um fenómeno com consequências negativas e graves. Essas consequências afectam a saúde humana, agricultura (culturas e solos), águas e edifícios.

Consequências para a saúde humana

Estudos provaram que as chuvas ácidas têm implicações directas e indirectas na saúde da população humana. Este fenómeno pode provocar problemas de pele, aumentar a taxa de mortalidade e aumentar o risco de morte por doenças cancerígenas.

Isto acontece directamente devido às partículas resultantes dos ácidos que se encontram no ar e indirectamente devido ao consumo de água possivelmente proveniente de chuvas ácidas.

Consequências para a agricultura (cultura e solos)

Devido aos ácidos provenientes das chuvas ácidas muitas árvores e plantações podem ver as suas estruturas corrompidas, o que fará com que a planta afectada transporte nutrientes de forma deficiente ou chegue mesmo a perder determinados nutrientes essenciais para a sua vida. Quanto aos solos, estes ficarão com uma acidez acima do normal, o que poderá levar à morte de determinadas bactérias e microrganismos fundamentais para o aparecimento e desenvolvimento de espécies de plantas.

Consequências para as águas

A água que se encontra nos rios, lagos e no mar é proveniente da chuva. Se a chuva é ácida, a acidez das águas terrestres irá também aumentar. Isto poderá levar à morte de alguns peixes e provocar problemas na saúde humana, que é consumidora da água como sendo um recurso essencial. Assim, em conclusão as chuvas ácidas contribuem para a diminuição da biodiversidade e qualidade da água de consumo.

Consequências para os edifícios

Materiais de construção como o calcário são facilmente corroídos por ácidos como o ácido sulfúrico. A queda excessiva deste ácido fará com que o calcário se dissolva e poderá a longo prazo levar ao colapso de infra-estruturas e locais de passagem de peões, como é o caso dos passeios públicos, que são na sua maioria concebidos usando calcário.

Soluções e Prevenção das Chuvas Ácidas

Para reduzir o problema das chuvas ácidas é necessário o esforço de toda a população a uma escala planetária. Genericamente, é necessário reduzir tudo aquilo que provoque a emissão de poluentes para a atmosfera.

Algumas medidas a tomar poderão ser a diminuição da emissão de gases pela indústria, a utilização de materiais económicos e amigos do ambiente, uso de transportes públicos em vez de veículo individual, usar fontes de energia menos poluentes e investir em energias renováveis.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

2 comments to Chuvas Ácidas

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade

Publicidade